Sistema em Braille: Por que ele é tão importante para a inclusão social?

Dia do nutricionista: conheça as 5 vitaminas e minerais essenciais para uma boa visão.
31 de agosto de 2020
Volta às aulas 2021: de olho nos sinais de problema de visão nos pequenos.
19 de abril de 2021
Show all

Sistema em Braille: Por que ele é tão importante para a inclusão social?

Você sabia que apenas 1% das obras literárias são transcritas também na linguagem braille? 

Isso significa que, devido a essa falta de inclusão, as pessoas com baixa ou nenhuma visão não podem, por exemplo, ler aquele livro que você adora, ou mesmo conhecerem por conta própria muitos dos best-sellers que todo mundo já leu. 

Mas, felizmente, a conscientização é uma das melhores maneiras para se mudar esse cenário! 

No dia 04 de janeiro, celebra-se o Dia Mundial do Braille, que leva esse nome por causa do seu criador, o francês Louis Braille, que idealizou esse sistema tão simples e ao mesmo tempo tão bem elaborado ainda no ano de 1829. 

Desde então, essa ferramenta vem se aperfeiçoando com o passar do tempo, e é utilizada em duas filas com 3 pontos cada uma, incluindo letras e números divididos em 63 caracteres diferentes. 

E que tal aprender também a ler e escrever em braille? 

A Universidade de São Paulo (USP) por exemplo, criou e disponibilizou uma ferramenta on-line e gratuita que ensina as pessoas a se comunicarem através dessa linguagem, e ainda estão disponíveis as versões em Português, Espanhol e Inglês. 

Para ver como ela funciona e fazer o download (disponível para os sistemas Linux e Windows), basta acessar o site em http://www.braillevirtual.fe.usp.br

Viu só como é possível ser inclusivo? Apoiar iniciativas como essa garantem a inclusão social e fazem a diferença no dia de quem está inserido nessa realidade.