5 hábitos que prejudicam sua visão

Conjuntivite em bebês: o que fazer?
18 de junho de 2018
Miopia, astigmatismo ou hipermetropia? Saiba a diferença!
25 de julho de 2018
Show all

5 hábitos que prejudicam sua visão

O olho é o órgão responsável pela visão. Sem ele, não vemos nada – literalmente. E como você anda cuidando desse órgão tão fundamental? Você tem certeza que cuida direitinho da sua visão? Então veja esses 5 hábitos que provavelmente você faz sem querer, mas que prejudicam sua saúde ocular.

01. Ler em ambientes adversos

A vida está cada vez mais corrida. Quanto mais a gente puder otimizar o tempo, melhor, não é mesmo? Por isso muitas pessoas leem no ônibus, no carro, independente da qualidade da luz ou da movimentação constante do livro/revista por conta da trepidação do veículo.

Pois saiba que isso demanda um esforço muito grande da sua visão. Primeiramente, ela precisa entender o que está acontecendo: está em movimento ou está parado? Pois o objeto de leitura está focalizado, mas o restante, que pode ser observado pela visão periférica, está em movimento. Isso pode fazer com que você se sinta enjoado e desconfortável por alguns instantes.

Segundo que, pela trepidação do veículo já mencionada, a visão precisa fazer um esforço para manter o objeto de leitura em foco. Isso não necessariamente vai prejudicar sua visão permanentemente, mas temporariamente irá causar fadiga ocular e até dores de cabeça.

Por isso, quando precisar ler, procure um local adequado, com boa iluminação e – de preferência – estático!

02. Ficar muito tempo em frente a uma tela

Esse é velho, a gente sabe, mas agora está mais atual do que nunca! Apesar de não ficarmos mais tão ligados na televisão, a tela ainda é muito presente em nossas vidas. Celulares, computadores, tablets e até relógios agora possuem algum tipo de tela.

Apesar de não interferir diretamente em problemas oculares, a alta exposição dos olhos a telas de led ou outras, pode levar a fadiga ocular e ao ressecamento dos olhos.

Isso porque geralmente nos concentramos muito em frente ao computador, celulares, entre outros, esquecendo de piscar e proporcionar ao olho seu lubrificante natural. Como dito anteriormente, essa prática não leva a um problema ocular sério, mas traz muito desconforto como dores de cabeça e olhos cansados ou secos.

Por isso, é imprescindível que você controle o tempo que está exposto ao computador e celular.

 

03. Não usar óculos de sol em dias frios

Óculos de sol no inverno? Sim! Engana-se quem acredita que esse acessório é somente indispensável no verão. Precisamos sempre utilizá-lo!

Apesar das temperaturas caírem nesta época do ano, a intensidade solar no inverno ainda pode prejudicar a visão. A luz solar pode até não nos esquentar tanto quanto nas outras estações do ano, mas continuam incomodando e emitindo ondas prejudiciais à saúde dos olhos.

Tenha sempre um par de óculos de sol à mão e proteja-se!

 

04. Esfregar os olhos com frequência

Você já parou para pensar em tudo o que a sua mão encostou hoje? E por onde andou todos esses objetos que você segurou? Ao coçar seus olhos sem a higienização correta, você leva todas essas sujeiras e bactérias para o seu olho, que é um órgão muito sensível!

Além disso, ao esfregar os olhos com frequência, você pode trazer inúmeras complicações permanentes à sua visão. Se pressionar com muita intensidade, por exemplo, pode deformar a córnea e, ao longo do tempo, desenvolver a ceratocone, uma doença progressiva na qual a região da córnea se torna cada vez mais cônica.

Aumento do grau dos óculos e descolamento da retina também são consequências da constante compressão causada quando esfregamos os olhos.

Caso você os coce constantemente, consulte um oftalmologista e veja qual a melhor solução para você!

05. Não consultar regularmente um oftalmologista

Qual foi a última vez que você visitou seu oftalmologista? A visita regular ao seu oftalmo de confiança é de suma importância para a manutenção da sua saúde ocular. Existem patologias que aparecem de forma silenciosa e que somente com o olhar médico é possível identificar e prevenir de forma adequada.

Para quem usa óculos, a visita anual é indispensável! Verificar e corrigir constantemente o grau dos seus óculos ajuda você a não somente enxergar melhor, mas a evitar desconfortos provenientes de óculos inadequados, como dores de cabeça e fadiga ocular.